size_810_16_9_medico-conversa-paciente

Aprender, Sempre!

Dr. Sérgio Munhoz

Após mudar me da cidade de Botucatu SP,  no ano de 1995, para a cidade de Manaus – AM, passei a atender pacientes em consultório médico, realizando visitas hospitalares e particularmente, visitas domiciliares (sempre longas e demoradas para esclarecer todas as dúvidas e possibilitar orientações precisas ).

Era o ano de 2003 e fui contatado para ir à uma residência no centro de Manaus – AM ver um paciente, já com seus 80 anos.

Durante quase 25 anos morei em Manaus – AM.  E em mais de duas décadas a cidade proporcionou-me, entre outras coisas, tornar me médico, casar, ter filhos.

O centro histórico da cidade me fascinava. Ainda preservado, com muitas edificações restauradas, cheguei à casa.

O paciente estava  sentado em sua cadeira, na varanda, com o mormaço habitual da cidade, um ventilador pequeno circulava  um ar aquecido e lento.

Cumprimentei-o. Ele levantou-se apresentou-se como desembargador Dr Rezende. Ofereceu me uma água gelada. De pronto aceitei e bebi. Pediu me para sentar.

Iniciamos a conversa; eu tirando uma dúvida: se ele era parente do médico ginecologista Dr Rezende no Rio de Janeiro que tinha um livro de medicina no qual nos estudantes dos quinto ano fazíamos nossos estudos desta especialidade. Disse me que era seu irmão. E que tinha vários outros irmãos, todos formados e com ampla conotação científica e conhecido em todo país e no exterior.

Perguntei se ele, ainda nesta idade, doente, conseguia ler. Falou me uma frase que guardo até hoje – ” Dr Sergio Munhoz um homem sem leitura, sem livros, não é nada. Eu leio desde jovem, continuo lendo diariamente, a doença não me impede. Leia sempre!”

Perguntei lhe Dr Rezende, o senhor poderia explicar me o motivo da visita médica. Imediatamente, ele disse, Dr Sergio não me chame de senhor, apenas Rezende, o senhor é quem deve ser chamando de senhor. O senhor é um doutor. Os médicos são mais importantes.

Com mais este aprendizado, sempre aprendemos na vida, explicou-me seu problema longamente, num vocabulário impecável e português perfeito.

Empreguei meus conhecimentos e forneci inúmeras dicas para os familiares, na melhor condução da situação.

Satisfeito, agradeceu-me, ofereceu-me novamente água, tomei e Sai.

Semanalmente ia a sua residência;  sempre dando orientações práticas para uma melhor qualidade de vida.

Via em cada visita domiciliar que o preparo da leitura geral ou especializada, com conhecimentos da família, filhos, cuidadores, fazem enorme diferença para todos.

Um forte abraço

Dr Sergio munhoz

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Dr. Sérgio Munhoz

Dr. Sérgio Munhoz

Com mais de 30 anos de atuação em Medicina, o Dr. Sérgio Munhoz é especialista em Anestesiologia, Dor, Cuidados Paliativos e Termografia Médica e possui doutorado pela Unesp-SP.

Atualmente leciona na faculdade Unoeste e atende em seu consultório, em Presidente Prudente-SP.

Leia outros artigos

Fale conosco